Contexto

Hoje temos 70% das vendas do Social Commerce concentradas em 10 grandes criadores. Nós realizamos essa pesquisas no objetivo de conhecer melhor as práticas deles com vendas de produtos para entender como retê-los aqui e também como replicar elas de forma a ampliar as vendas de outras pessoas e consequentemente a receita do Social. Os pontos foco da pesquisa foram:

Tempo

2 meses do planejamento até a síntese do conhecimento

Participantes

8 criadores que fazem parte do pequeno grupo cujas vendas representam 70% das vendas do Social Commerce

Meu papel

Planejamento, criação do roteiro, condução, análise e síntese

Metodologia

1. Condução: entrevistas em profundidade

As entrevistas em profundidade são uma metodologia crucial na pesquisa em design, que proporcionam uma compreensão mais abrangente e rica das experiências, necessidades e perspectivas dos usuários, porque buscam explorar a fundo os comportamentos e emoções deles. A abordagem favorece perguntas abertas que encorajam os participantes a narrar suas experiências, opiniões e desafios de forma mais livre. 

Durante essas interações, o designer pode explorar tópicos específicos, reagir às respostas dos participantes e aprofundar em áreas de interesse, criando a oportunidade de estabelecer uma conexão mais próxima com os usuários, proporcionando um ambiente propício para revelações significativas. Ao explorar histórias de vida, motivações e desafios específicos, as entrevistas em profundidade contribuem para a identificação de padrões, inspirando soluções de design mais centradas no usuário. Essa é uma abordagem qualitativa que captura nuances e nuances que podem não emergir em métodos de pesquisa quantitativos, enriquecendo o processo de design com uma compreensão holística e empática do público-alvo.

Um dos participantes durante a sua entrevista

2. Análise: Atomic Research

O Atomic Research consiste em decompor o conhecimento em suas partes constituintes, desestruturando informações em componentes menores ou “átomos” fundamentais. Sim, o Atomic Research segue na pesquisa a mesma lógica que o Atomic Design segue na construção das interfaces. As partes nas quais o conhecimento é dividido são:

Jornada do criador

Recentemente, nós organizamos a vida do criador dentro do Social Commerce através de uma jornada. Essa é uma visão resumida dela, mas cada etapa se dá da seguinte maneira:

Nós organizamos os insights e as recomendações de acordo com a etapa da jornada dentro da qual ele se insere. 

Insights

A divulgação de produtos acontece bastante nos apps de conversa

Desafios podem estimular os criadores a venderem mais

Os criadores "garimpam" boas promoções no site das lojas para divulgarem no nos apps de conversa

O cupom do criador é mais importante que o link parametrizado

Os criadores estão se sentindo desvalorizados depois da implementação da nova regra de comissionamento

Os criadores usam espaços para "concentrar" os principais produtos

Criar o post para enviar nos apps de conversa é uma tarefa operacional que leva tempo

Os criadores precisam de informações para embasar suas decisões e estratégias

Para um criador divulgar um produto, ele precisa conhecê-lo bem

Árvore de oportunidades

Para cada insight, eu fiz uma série de recomendações sobre como melhorar os pontos identificados. Elas foram todas colocadas em uma árvore de oportunidades e distribuídas nas etapas da jornada do criador no Social Commerce. Essa pesquisa nos ajudou a entender exatamente quais eram essas etapas e também a prioridade delas para o criador. Com base nisso, desenhamos um roadmap no qual distribuímos o trabalho nas etapas ao longo de 2024, porque o objetivo é consolidarmos toda a jornada do criador até o final do ano. Seno assim, as oportunidades da árvore serão levantadas conforme formos avançando com nosso trabalho. Nós não iremos executar  todas as oportunidades e, a princípio, queremos escolher as que fazem mais sentido quando for a hora, usando ferramentas de priorização como a matriz de esforço e impacto. 

Aprendizados

Essa pesquisa foi muito importante para o produto e também para a minha carreira. Termos ouvido essas pessoas nos permitiu entender quais práticas fazem com que essas pessoas tenham tanto sucesso nas vendas e aprender o que nós devemos fomentar que seja feito por todos os criadores. A partir dessa pesquisa nós também pudemos mapear onde estão nossos principais conflitos de experiência, que representam um risco para a gente, uma vez que fazem com que esses criadores se desanimem em usar o Social Commerce.

Profissionalmente, usar o Atomic Research pela primeira vez me empoderou com uma ferramenta que eu vou querer usar sempre que possível na minha trajetória. Essa foi uma pesquisa muito densa, com muita informação, e a lógica do Atomic Research me permitiu trabalhar de forma muito mais organizada e consolidar os aprendizados de uma forma que fez muito sentido para mim e para o time.