Contexto
Hoje temos 70% das vendas do Social Commerce concentradas em 10 grandes criadores. Nós realizamos essa pesquisas no objetivo de conhecer melhor as práticas deles com vendas de produtos para entender como retê-los aqui e também como replicar elas de forma a ampliar as vendas de outras pessoas e consequentemente a receita do Social. Os pontos foco da pesquisa foram:
- Conversão
- Consideração
- Escolha de produtos
- Estratégia de vendas
- Resultados
Tempo
2 meses do planejamento até a síntese do conhecimento
Participantes
8 criadores que fazem parte do pequeno grupo cujas vendas representam 70% das vendas do Social Commerce
Meu papel
Planejamento, criação do roteiro, condução, análise e síntese
Metodologia
1. Condução: entrevistas em profundidade
As entrevistas em profundidade são uma metodologia crucial na pesquisa em design, que proporcionam uma compreensão mais abrangente e rica das experiências, necessidades e perspectivas dos usuários, porque buscam explorar a fundo os comportamentos e emoções deles. A abordagem favorece perguntas abertas que encorajam os participantes a narrar suas experiências, opiniões e desafios de forma mais livre.
Durante essas interações, o designer pode explorar tópicos específicos, reagir às respostas dos participantes e aprofundar em áreas de interesse, criando a oportunidade de estabelecer uma conexão mais próxima com os usuários, proporcionando um ambiente propício para revelações significativas. Ao explorar histórias de vida, motivações e desafios específicos, as entrevistas em profundidade contribuem para a identificação de padrões, inspirando soluções de design mais centradas no usuário. Essa é uma abordagem qualitativa que captura nuances e nuances que podem não emergir em métodos de pesquisa quantitativos, enriquecendo o processo de design com uma compreensão holística e empática do público-alvo.
2. Análise: Atomic Research
O Atomic Research consiste em decompor o conhecimento em suas partes constituintes, desestruturando informações em componentes menores ou “átomos” fundamentais. Sim, o Atomic Research segue na pesquisa a mesma lógica que o Atomic Design segue na construção das interfaces. As partes nas quais o conhecimento é dividido são:
- Experimentos
- A maneira como nós obtivemos os fatos
- "Nós fizemos isso..."
- Fatos
- O que foi que nós descobrimos
- "E nós descobrimos isso..."
- Insights
- As nossas interpretações do que foi descoberto
- "O que nos faz pensar isso..."
- Recomendações
- O que nós recomendamos que seja feito
- Então recomendamos que seja feito isso..."
Jornada do criador
Recentemente, nós organizamos a vida do criador dentro do Social Commerce através de uma jornada. Essa é uma visão resumida dela, mas cada etapa se dá da seguinte maneira:
- Divulgação
- Quando o criador escolhe produto e cria o conteúdo
- Impressão
- Quando o seguidor entra em contato com o conteúdo
- Consideração
- Quando o seguidor abre o link e avalia a compra
- Conversão
- Quando o seguidor faz a compra do produto
- Fechamento
- Quando o Social Commerce informa quanto o criador vai receber
- Pagamento
- Quando o Social Commerce paga o criador
Nós organizamos os insights e as recomendações de acordo com a etapa da jornada dentro da qual ele se insere.
Insights
A divulgação de produtos acontece bastante nos apps de conversa
- Os criadores estão utilizando o Telegram e o WhatsApp como canais focado em vendas
- Eles não querem que as suas outras redes sociais tenham cara de “loja”
- O Instagram “pune” o alcance da pessoa que postar links que retiram o usuário da rede
- Quando a divulgação é feita nos apps de conversa nós perdemos vista informações importantes sobre o contato com o conteúdo pois não temos esse alcance
Desafios podem estimular os criadores a venderem mais
- Um criador entrevistado passou a vender mais depois de ter participado de um desafio
- Ele passou a divulgar produtos todos os dias
- Ele continuou com esse comportamento depois do fim do desafio, mesmo não ganhando
- Ele vendeu cerca de R$ 35 mil reais por mês entre abril e julho, mas em agosto foram R$ 370 mil em um mês só
- Os desafios podem ser um caminho para aumentar as vendas de quem que hoje vende menos e ter um resultado melhor e mais distribuído entre os criadores
Os criadores "garimpam" boas promoções no site das lojas para divulgarem no nos apps de conversa
- Os criadores divulgam boas promoções e para achá-las eles "vasculham" o site das lojas
- Eles têm dificuldade com a falta de variedade nos sites
- Eles têm dificuldade com as grades incompletas
- Nesses casos eles se preocupam menos com o conhecimento sobre o produto e mais com o preço, pois eles consideram uma "divulgação" e não uma "indicação"
- Resolvendo o problema para essas pessoas, podemos acabar criando um modelo no qual vendedores "menores", que ainda não usam o Social amplamente, passem a utilizar mais a plataforma
O cupom do criador é mais importante que o link parametrizado
- Deveríamos trabalhar melhor a venda com cupom dentro da nossa plataforma, porque hoje a criação de links parametrizados aparece muito mais
- De janeiro/23 a agosto/23, 52,55% dos pedidos do Social Commerce tiveram uso apenas de cupom
- De janeiro/23 a agosto/23, 13,83% foram feitos com link mais a aplicação do cupom
- A menor parte das vendas é feita apenas com link parametrizado
- Antes de divulgar um produto, o criador precisa saber se ele aceita o seu cupom
- O cupom entrega para quem está comprando o benefício do desconto e esse é o motivo que faz ele ser usado na maior parte dos pedidos. Nós estamos deixando de dar importância no produto para o nosso principal ganho de receita
Os criadores estão se sentindo desvalorizados depois da implementação da nova regra de comissionamento
- A nova regra de comissionamento entrou em em vigor desde abril/2023 e diminuiu a receita dos criadores
- Os influencers deixaram de receber comissão pela venda de produtos do Marketplace
- O ganho de comissão dos criadores por vendas com uso de cupom caiu de 8% para 6%
- O ganho de comissão dos criadores por vendas apenas com o uso do link subiu de 8% para 11%, mas uso apenas do link em vendas é bem menor
- Os criadores estão sentindo que agora se esforçam mais para ganhar menos, principalmente os maiores vendedores. Por conta disso, pessoas importantes, que antes estavam só com o Social Commerce por escolha, agora trabalham com outros programas, e os resultados delas aqui dentro vem piorando
Os criadores usam espaços para "concentrar" os principais produtos
- Eles estão usando ferramentas que já estão no mercado para concentrarem algumas informações e produtos, facilitando o acesso do público
- Ter uma “lojinha” do criador em algum lugar (ex.: Keepo ou Enjoei) é uma prática comum no mercado
- O post de hoje, daqui uma semana esse post já não vai estar mais tão fácil do público achar, a menos que ele seja destacado de alguma forma
- Ao destacar um post, o criador dá uma "sobrevida" para aquele conteúdo, seja ele um vídeo, uma foto, um link ou um cupom
- Quando um influencer destaca um determinado produto a chance dele ser comprado é maior porque ao dar essa relevância ele está reafirmando a qualidade
- O Grupo SBF têm diversos produtos de diferentes marcas e nós queremos fomentar a relevância dada para eles nas páginas dos criadores
Criar o post para enviar nos apps de conversa é uma tarefa operacional que leva tempo
- Preparar uma postagem é trabalhoso, imagina várias parecidas, uma após a outra?
- Depois de encontrar o produto para divulgar, é necessário preparar o post e isso inclui colocar uma série de informações nela, como a variação de preços (com e sem desconto) e a disponibilidade da grade
- Os criadores costumam fazer uma série de postagens no mesmo dia
- Os canais onde esses posts de "divulgação" são enviados são os apps de conversa
- Estamos falando de conteúdos menos elaborados
- Os textos costumam ser bastante parecidos e trazerem as mesmas informações
- Essas pessoas estão dispostas e procurando vender. Se ajudarmos ela com a parte mais operacional do processo, podemos permitir com que elas foquem na divulgação, e isso pode ter um resultado positivo nas vendas
Os criadores precisam de informações para embasar suas decisões e estratégias
- As decisões precisam ser certeiras e para isso a informação precisa estar disponível o mais rápido possível
- Para eles é importante ter um retorno eficiente com relação aos resultados das vendas
- Com essa informação eles conseguem entender se uma determinada estratégia de venda (produto, horário, rede social, etc...) está sendo boa ou ruim
- Quanto mais os criadores conseguirem corrigir rotas de maneira rápida e eficiente, mais elas vão vender produtos que o público de fato está comprando e isso pode ter um impacto positivo na receita
Para um criador divulgar um produto, ele precisa conhecê-lo bem
- Os criadores buscam transmitir muita credibilidade e confiança para o seu público
- Eles buscam conhecer profundamente cada produto antes de indicar
- Para isso, muitas vezes eles adquirem os produtos para poderem testar e conhecer, pois não é sempre que recebem das marcas
- A indicação é diferente da divulgação, pois leva em consideração a qualidade e o conhecimento sobre o produto e geralmente acontece no Instagram e no YouTube, por meio de conteúdos mais elaborados
- A divulgação acontece nos apps de conversa e leva em conta o preço do produto e os descontos disponíveis. Para divulgar o criador não precisa conhecer muito o produto
- Facilitando o acesso do criador ao produto podemos obter bons resultados em vendas
Árvore de oportunidades
Para cada insight, eu fiz uma série de recomendações sobre como melhorar os pontos identificados. Elas foram todas colocadas em uma árvore de oportunidades e distribuídas nas etapas da jornada do criador no Social Commerce. Essa pesquisa nos ajudou a entender exatamente quais eram essas etapas e também a prioridade delas para o criador. Com base nisso, desenhamos um roadmap no qual distribuímos o trabalho nas etapas ao longo de 2024, porque o objetivo é consolidarmos toda a jornada do criador até o final do ano. Seno assim, as oportunidades da árvore serão levantadas conforme formos avançando com nosso trabalho. Nós não iremos executar todas as oportunidades e, a princípio, queremos escolher as que fazem mais sentido quando for a hora, usando ferramentas de priorização como a matriz de esforço e impacto.
Aprendizados
Essa pesquisa foi muito importante para o produto e também para a minha carreira. Termos ouvido essas pessoas nos permitiu entender quais práticas fazem com que essas pessoas tenham tanto sucesso nas vendas e aprender o que nós devemos fomentar que seja feito por todos os criadores. A partir dessa pesquisa nós também pudemos mapear onde estão nossos principais conflitos de experiência, que representam um risco para a gente, uma vez que fazem com que esses criadores se desanimem em usar o Social Commerce.
Profissionalmente, usar o Atomic Research pela primeira vez me empoderou com uma ferramenta que eu vou querer usar sempre que possível na minha trajetória. Essa foi uma pesquisa muito densa, com muita informação, e a lógica do Atomic Research me permitiu trabalhar de forma muito mais organizada e consolidar os aprendizados de uma forma que fez muito sentido para mim e para o time.